Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro - SICAB
O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB foi desenvolvido pelo PAB/MDIC com o propósito de promover a junção de informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal.
O sistema foi implantado em 2007 e reúne, em um único ambiente, dados dos artesãos e suas organizações de todo País. A finalidade do sistema é, portanto, oferecer uma base de dados ao Programa do Artesanato Brasileiro – PAB que possibilite o cadastramento único dos artesãos do Brasil de modo a unificar as informações em âmbito nacional.
No dia 19 de março de 2012 uma nova versão do sistema foi implantada. Através dessa versão mais moderna, o SICAB passou a emitir a Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual, a qual se constitui em uma ferramenta que facilita o acesso dos trabalhadores a cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A nova versão também possibilita a migração de bases de dados existentes nos estados, reunindo em um único sistema, dados dos artesãos e suas organizações.
Funcionalidade do SICAB
Tanto o cadastramento do(a) Artesão(ã) ou Trabalhador(a) Manual, das Entidades e dos Núcleos, quanto a atualização dos dados e a emissão da Carteira do Artesão e a Carteira do Trabalhador Manual serão realizadas pela respectiva Coordenação Estadual do Artesanato, através dos usuários cadastrados no âmbito do SICAB.
O sistema, como ferramenta de captação de dados do setor artesanal brasileiro, apresenta funcionalidades que possibilitam ao usuário a execução de tarefas tais como o cadastramento de Artesãos e Trabalhadores Manuais, Entidades e Núcleos, emissão e renovação de carteiras, consulta a relatórios e gráficos.
Para melhor facilitar a explicação dessas funcionalidades, elas serão aqui divididas em tópicos. Cada um desses tópicos trará mais detalhes sobre uma funcionalidade específica.
Artesão: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de listar os artesãos/trabalhadores manuais cadastrados, bem como incluir um novo cadastro.Entidade: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de listar as Entidades cadastradas na coordenação estadual, podendo ser feita consulta a uma entidade, alteração do registro, inclusão de um novo registro e exclusão de um registro já cadastrado.Núcleo: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de listar todos os Núcleos cadastrados na coordenação estadual, podendo ser feita consulta a um núcleo, alteração do registro, inclusão de um novo registro e exclusão de um registro já cadastrado.Carteiras vencidas: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de listar todas as carteiras vencidas, realizar consulta para verificar quais são as carteiras que irão vencer (busca por período), e renovar a carteira.Geração de carteiras: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de solicitar a geração da carteira e/ou a segunda via da mesma.Usuário: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de listar todos os usuários cadastrados da coordenação, realizar busca pelo nome do usuário e/ou pela situação e/ou pelo perfil, alterar dados do usuário e cadastrar novo usuário.Transferência artesão: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de realizar a transferência de um artesão/trabalhador manual para outra coordenação.Identificação da carteira: Neste campo, o sistema oferece a possibilidade de cadastrar e inserir a imagem do logo do estado, logo do PAB Estadual e assinatura do coordenador do PAB Estadual. Estas imagens irão aparecer na carteira do artesão/ trabalhador manual.Relatórios e Gráficos: O sistema permite a geração de relatórios e gráficos estatísticos e informações gerenciais que possibilitam o controle do setor.
Cadastro
Cadastro de Artesão(ã) ou Trabalhador(a) Manual
Para se cadastrar, o/a Artesão(ã) ou Trabalhador(a) Manual deve se dirigir à Coordenação Estadual do Artesanato de seu estado.
Conforme a Portaria n°14 - SCS, de 16 de Abril de 2012, Seção I, Páginas 51 e 52, são requisitos necessários para expedição da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira Nacional de Trabalhador Manual pelas Coordenações Estaduais:
I – Ser brasileiro ou estrangeiro, com situação regularizada, residente e domiciliado no Estado onde realizar o cadastro;
II – Idade igual ou maior de 16 anos.
III – Apresentar fotocópia dos seguintes documentos:
a. Carteira de Identidade;b. CIC ou CPF;c. Comprovante de residência;
IV - Apresentar 2 (duas) peças prontas de cada matéria-prima/técnica a ser cadastrada;
V - Elaborar uma peça artesanal, por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases, acompanhado por um funcionário da Coordenação Estadual.
VI - O produto do teste, acompanhado das outras 02 (duas) peças serão avaliados pelo funcionário, caso tenha habilitação técnica para a análise ou por uma comissão constituída pela Coordenação Estadual de Análise, Classificação e Registro do Artesanato, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato.
Cadastro de Entidade
Para cadastrar Entidade, são requisitos necessários:
I - Selecionar situação (Cooperativa, Associação, Federação, Sindicato, Outros)II - Nome da entidadeIII - CNPJ – O sistema irá fazer a validaçãoIV - EndereçoV - BairroVI - EstadoVII - CidadeVIII - CEPIV - TelefoneVI - E-mail
Cadastro de Núcleo
Para cadastrar Núcleo, são requisitos necessários:
I - Nome do núcleoII - EndereçoIII - BairroIV - EstadoV - CidadeVI - CEPVII - TelefoneVIII - E-mail
Carteira do Artesão e a Carteira do Trabalhador Manual
Com a carteira, o trabalhador poderá participar de eventos patrocinados pelo Programa do Artesanato Brasileiro, tais como eventos de comercialização e eventos de capacitação.
A Portaria n°14 - SCS, de 16 de Abril de 2012, Seção I, Páginas 51 e 52, institui e aprova a carteira.
Relatórios e Gráficos
O sistema também permite a emissão de relatórios e gráficos estatísticos e informações gerenciais que possibilitam o controle do setor. Segue abaixo a listagem de relatórios e gráficos emitidos através do sistema.
Relatórios:
- Artesão por Estado e Município
- Ficha do Artesão
- Carteiras vencidas
- Carteiras Emitidas e Revalidadas
- Quantitativo de Artesãos por Estado e Município
- Entidades e Núcleos
- Tipologia
- Produto
- Técnica
- Matéria Prima
- Resíduo
- Participação em Capacitação
Gráficos:
- Participação em capacitação
- Local de produção
- Eventos de comercialização
- Situações especiais
- Identificação por sexo
- Pessoas com deficiência
- Dependentes
- Local onde vive
- Tipo de Atividade
- Artesão por vinculo
- Renda media familiar
- Renda só com o artesanato
- Principal renda familiar
- Para quem vende a maior parte da produção
- Tipo de venda mais utilizada
- Realiza exportação