terça-feira, 20 de outubro de 2009

FENAOSTRA 2009

COMO         SEMPRE          MAIS      UMA     VEZ    A    FENAOSTRA   DAS  UM  BANHO .

Fenaostra dá exemplos de sustentabilidade


O óleo usado nas receitas da Fenaostra será reciclado

Com a ajuda de São Pedro, a Fenaostra 2009 começou com o pé direito. O tempo chuvoso desviou o público das praias, levando ao CentroSul cerca de 20 mil pessoas nos dois primeiros dias do evento – sexta-feira e sábado –, um aumento significativo em relação aos números do ano passado, conforme a organização do evento.



Folga para uns, trabalho para outros. Ontem, enquanto Pedro, seis anos, experimentava pela primeira vez o sabor de uma ostra ao bafo, Karine Luiza Manoel, atrás do balcão da Casa do Peixe, fritava o 180º espetinho de camarão com sorriso no rosto depois de um sábado de mais de 12 horas de trabalho árduo.



Espetinho de camarão, bolinho de peixe, pastel de ostra e outros pratos. Haja óleo para fritar tantas iguarias. Mas em vez de escoarem pelas pias, entupindo canos e contaminando o ambiente, os 180 litros de óleo utilizados ao final dos nove dias do evento serão coletados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) para reciclagem. Basta um litro do produto para contaminar 1 milhão de litros de água.Karine Luiza Manoel, do estande da Casa do Peixe, é uma das cozinheiras integradas ao projeto ReóleoA




E não é apenas o óleo que é reciclado!

          Sucata se transforma em esculturas de ferro 
 Entre os mais de 140 artistas da feira de artesanato, Vinícius Basso cria, a partir de sucata reciclada, esculturas de ferro. Escapamento de carro e disco de arado viram esculturas expostas no estande do rei da sucata.

– Faço isso desde pequeno. Aos 13 comecei a soldar – conta o artesão, que se prepara para inaugurar um ateliê em Jurerê, no Norte da Ilha.

Assim como o movimento geral na Fenaostra, as vendas de artesanato também surpreenderam.

– Já superamos as vendas registradas nos mesmos dias no ano passado – declarou Ana Mercedes, coordenadora da feira de artesanato.

Fonte Diario Catarinense 20.10.2009









                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário