Dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro dos marceneiros, carpinteiros e também dos artesãos. Homenageamos hoje essas pessoas que são o motivo da Vila do Artesão estar aqui, aproximando num mesmo espaço, artistas anônimos e artistas populares com trabalhos reconhecidos.
Desde que o homem se socializou, a necessidade de organizar sua vida o levou de uma forma instintiva, a desenvolver habilidades manuais. O trabalho artesanal era sua alternativa para ter mais conforto, construir suas casas e ferramentas de trabalho. Assim, por necessidade, o homem aprendeu a modelar o barro, esculpir pedras e madeiras e forjar o ferro.Mas o homem tem o sopro divino, foi feito à imagem e semelhança de Deus e sua sensibilidade o fez usar de todas esses talentos para criar o belo. Já sabia criar conforto para a família, mas tinha necessidade de alimentar a alma. E o mesmo barro que modelava panelas e pratos, a madeira das estruturas e o ferro das ferramentas começaram a dar forma à esculturas e objetos.
Hoje, mais evoluídos, não perdemos o gosto por criar e tirar de materiais os mais diversos, formas que agradam os nossos olhos e enchem nossos corações. Hoje, muitos de nós continuamos tirando do trabalho artesanal a fonte do nosso sustento e com o artesanato preenchemos muitos espaços do nosso dia-a-dia.
À todos nós que temos e mantemos em nosso íntimo o instinto do artesão, a Vila deseja um dia muito especial e que muitas bênçãos caiam sobre todos nos dando cada vez mais inspiração e criatividade para continuar com nosso trabalho.
Feliz Dia do Artesão.
Do Texto de CRIS TUREK do site Viladoartesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário